O CORPO COMO SENTIDO, CRIAÇÃO E SIGNIFICADO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Corpo. Deficiência. Inclusão. Aprendizagem.
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de formação docente na Educação Infantil, considerando o corpo como lugar de aprendizagem da criança em uma perspectiva inclusiva. Para tanto, assumiu-se os princípios da abordagem qualitativa como abordagem metodológica, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. A investigação foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal do Natal/RN, com um grupo de 15 partícipes. O itinerário da pesquisa se deu através de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico, tendo o corpo como eixo estruturante. Para a construção de dados, apropriou-se da observação participante, o registro no diário de campo, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, assim como o registros fotográficos e gravações em áudios. Os resultados da análise apontaram a importância de se trabalhar o corpo em seus diversos sentidos e significados sob um contexto escolar inclusivo, onde muitas vezes a criança sob o ponto de vista de sua deficiência é vista como um corpo frágil, incapacitante e não aprendente. Procurou-se desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico, substituindo tal concepção por corpo enquanto resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de experiências ancoradas no mundo. A criança com Síndrome de Down não pode ficar de fora desse processo, pois ela é aprendente nas relações que se estabelece, na mediação entre seus pares, na promoção de sua autonomia, no estímulo à sua corporeidade, como também, ao em seu desenvolvimento cognitivo.