TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: um estudo comparativo à luz da Teoria da Objetificação
Teoria da Objetificação. Teorias de Aprendizagem em Matemática. Pedagogia Freireana. Elementos de umateoria de aprendizagem.
O presente trabalho tem como objeto de estudo as teorias de aprendizagem e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem de matemática. Além disso, este estudo é motivado pela busca de elementos característicos de uma teoria de aprendizagem e pela análise se há consenso na comunidade de pesquisadores da área sobre estes elementos constituintes das teorias. É inegável a importância das teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de diversos elementos do processo educacional na escola contemporânea. Não é diferente no caso particular da Educação Matemática. Há uma quantidade considerável de pesquisas envolvendo teorias de aprendizagem e suas implicações para a prática da sala de aula. Cada uma delas persegue diferentes objetivos eenfatiza diferentes aspectos da aprendizagem. De certo modo, até mesmo o que é aprendizagem em si varia de uma teoria para outra. Neste sentido, este trabalho constitui-seem uma apresentação e análise das semelhanças e diferenças entre algumas teorias em voga na Educação Matemática, com atenção particular aos conceitos fundamentais da The TheoryofKnowledgeObjectification ou, simplesmente, theoryofobjectification(Teoria da Objetificação) e da Pedagogia Freireana e suas implicações para a aprendizagem dos indivíduos. Devido ao cunho teórico da pesquisa e a extensa produção de artigos, livros, dissertações e teses sobre estas duas teorias optamos pela metodologia da pesquisa bibliográfica no qual a leitura é a ferramenta principal para análise e interpretação dos dados. Por fim, nossa tese gira em torno de como a Teoria da Objetificação, assim como a Pedagogia Freireana, concebe o ensino e a aprendizagem como um único processo educacional de democratização e de humanização, no qual aprender é muito mais do que adquirir conhecimentos. É reconhecer o outro e viver em comunidade. Ou seja, aprender é estar aberto à compreensão de outras vozes e outras consciências, em suma, é tornar-se um ser-com-outros, um ser social.