PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NECESSIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ODISSEIA DO COTIDIANO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Formação Docente. Necessidades de Formação. Alfabetizar Letrando.
As experiências como professora alfabetizadora, cursista e/ou formadora do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e/ou do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, bem como as prescrições das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 anos que determinam que as crianças desse nível de ensino sejam alfabetizadas na perspectiva do letramento tem nos motivado a questionar: ‘Que necessidades da formação para alfabetizar letrando são reveladas por professores e coordenadores pedagógicos que atuam nos três AIEF, preferencialmente, os que participam da formação em Língua Portuguesa ministrada pelo PNAIC?’ Assim definida como questão de pesquisa do estudo, a nossa investigação teve como objetivo: ‘Investigar, junto a professores e coordenadores pedagógicos, preferencialmente, egressos da formação em Língua Portuguesa ministrada pelo PNAIC, suas necessidades formativas subjacentes à prática pedagógica de alfabetizar letrando crianças dos três AIEF da escola pública. Inserido na abordagem qualitativa de pesquisa, o trabalho utiliza o Estudo de Caso e como procedimentos de construção dos dados a observação participante, a entrevista semiestruturada, o questionário e a análise documental, tendo como referência das análises, os princípios da análise de conteúdo, segundo Bardin. Ao longo do trabalho, construímos analogias entre a nossa travessia do campo empírico e a Odisséia cantada/contada por Homero, na tentativa de enriquecer a investigação, a partir da Literatura Grega. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Monte Olimpo, em Natal/RN, que atende crianças dos três AIEF. Os sujeitos do estudo foram nove professoras, das quais duas são coordenadoras e sete atuam como professoras alfabetizadoras de crianças dos AIEF. Os resultados da pesquisa nos apresentam descrições e análise do cotidiano da escola estudada, com destaque para prática pedagógica de três professoras egressas do PNAIC, contemplando, assim, a revelação de necessidades formativas de professores, que foram traduzidas em conteúdos programáticos – transversais e específicos – da formação docente, para que possa ser instaurada uma trama favorável à prática de alfabetizar na perspectiva do letramento.