A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DA
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL/RN: UM ESTUDO SOBRE O PERÍODO DE
2008 – 2011.
Políticas Públicas. Educação Integral. Programa Mais Educação.
Atualmente a Educação Integral tem ocupado um espaço privilegiado, suscitando debates
acerca de sua contribuição para a melhoria da educação. O presente trabalho aborda a
Educação Integral numa perspectiva investigativa, com análises sobre o Programa Mais
Educação e sua implementação da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN, com o
objetivo de mostrar em que dimensões este Programa contribui para a efetiva melhoria da
educação pública municipal, no período de 2008 a 2011. O Programa Mais Educação é uma
iniciativa do governo federal brasileiro iniciada em 2008, configurando-se como uma
estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na
perspectiva da Educação Integral. O governo federal disponibiliza financiamento às escolas
de baixo desempenho e localizadas em área de vulnerabilidade social, que optem por realizar
no contraturno, atividades educativas e sócio-culturais, cujo objetivo é melhoria da
aprendizagem por meio da ampliação do tempo escolar. A partir dos resultados não temos a
pretensão de esgotar ou de encerrar a discussão. Ao contrário, acreditamos que, em razão de
ser uma temática relativamente nova, com poucos trabalhos realizados, essa pesquisa possa
contribuir para fomentar novas pesquisas, ampliando a discussão e o referencial teórico
existente.