Avaliação de um programa de educação ambiental não formal: a Caravana Ecológica na visão dos participantes
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Neste estudo, buscamos avaliar qualitativamente a experiência de um programa de educação
ambiental (EA) não formal itinerante, a Caravana Ecológica (CE). A avaliação foi baseada na
visão dos participantes da CE, considerando possíveis desdobramentos mais duradouros, dado
o tempo decorrido entre a realização da CE e esta avaliação. Apesar de se tratar de uma etapa
fundamental para o aperfeiçoamento e melhoramento de iniciativas nesse setor, avaliações de
programas de educação ambiental são raras; essa lacuna é ainda maior quando se trata de
estudos que investiguem as efetivas modificações no comportamento do público alvo. Em
relação a programas desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte (RN), publicações
sobre o tema praticamente inexistem. O estudo consistiu de duas etapas, integradas por
triangulação de métodos. A primeira visou à caracterização da CE e foi composta por análise
documental e entrevistas individuais semiestruturadas, em que foram ouvidos gestores e
professores que trabalharam na CE entre 2008 e 2010. Na segunda etapa, foram realizados
grupos focais in loco com o público alvo de duas cidades que a CE havia visitado em 2010,
Fernando Pedroza e Pedra Grande. A avaliação do programa comparou a visão dos
participantes com os objetivos da CE, e também com concepções várias de EA, das mais
tradicionais/conservadoras às mais transformadoras. Ela mostrou que os objetivos
institucionais foram alcançados ao menos parcialmente, visto que a CE descentralizou a
discussão de EA, levando-a para o interior do estado, despertando em pelo menos parte de seu
público alvo o interesse por questões ambientais. Contudo, a falta de continuidade da
iniciativa, bem como as inconstâncias nas políticas públicas estaduais, foram enfaticamente
criticadas, tanto pelo público alvo da CE, como por seus próprios integrantes. Concluímos que
o programa CE apenas inicia um processo de EA e contempla de maneira pontual alguns dos
elementos que compõem o processo de empoderamento de sujeitos protagonistas das questões
socioambientais à sua volta.