Clara Nunes como obra de arte: a epistemologia das ciências humanas a partir da cultura musical
Clara Nunes; Religação entre ciência e arte; Música brasileira.
A tese tem como matriz maior a reorganização da ciência que se edifica a partir de meados do século passado e tem como horizonte a religação entre cultura científica e cultura humanística, bem como o diálogo entre ciência, arte e literatura. Essa via de regeneração epistemológica do paradigma científico incorpora a linguagem poética à análise sociológica e faz emergir uma narrativa complexa, aberta e transdisciplinar. Para empreender esse exercício temos como interlocutores pensadores como Nietzsche, Lévi-Strauss, Edgar Morin e Bruno Latour, para citar alguns, e como referência de análise o conjunto da produção artística de um dos ícones da música brasileira, Clara Nunes. Problematiza-se aqui, por meio da discografia, das letras das músicas e de fragmentos da biografia da cantora a construção social de um personagem que politizou a cultura, potencializou a consciência mestiça do imaginário popular e ultrapassou as narrativas excessivamente prosaicas da cultura acadêmico-científicas. O argumento central da tese reconhece em Clara Nunes um Sujeito Híbrido, como de resto é o que se espera do intelectual politicamente engajado no século 21.