O filme e a contradição do popular
Popular. Filme. Indústria cultual. Campo cinematográfico. Sociologia da Cultura.
O filme e a contradição do popular é o primeiro cap.1 da dissertação em andamento A imagem da pessoa comum: sobre os filmes feitos nos Pontos de Cultura de Natal. Nesse texto, pretendemos abordar o filme à luz da teoria do campo de Pierre Bourdieu (1930 - 2002) das objeções de Theodor W. Adorno (1903–1969) à indústria cultural e da compreensão da sociologia da cultura de Raymond Williams (1921 – 1988). O objetivo aqui é compreender como construção do campo cinematográfico - de sua estrutura industrial, exemplificada pelos filmes de Hollywood, até a oposição à indústria cultural representada pelos movimentos cinematográficos acontecidos pós-segunda guerra (Neorealismo, Nouvelle Vague e cinema novo) - não permitiu que o filme se tornasse verdadeiramente popular. Pois por um o lado o popular dentro do cinema é condenado ao seu papel de massa que não pensa – indústria cultura - e por do outro, é a massa que não possuí o refinamento necessário – para compreender a obra de arte.