GÊNERO E SEXUALIDADE: (re)produção das identidades homoeróticas masculinas no Cinema de massa
Cinema; Sexualidade; Identidade; Homossexualidade masculina.
A homossexualidade vem ganhando força no Cinema a partir do final do século XX, quando há uma disseminação das liberdades em torno das sexualidades ditas periféricas ou marginais. Partindo desse pressuposto, é pretendido elaborar no trabalho de dissertação do mestrado uma análise sobre a relação entre Cinema e Sexualidade, a fim de perceber, descrever, refletir e analisar possíveis mudanças em torno dos comportamentos dos sujeitos homossexuais masculinos a partir da introdução destes nas produções cinematográficas, oriundas da indústria cultural de massa, localizadas em três décadas distintas, nesse caso, tem-se sobre o Cinema um caráter não somente de reprodutor das realidades, mas também de um agente produtor e de consolidação delas. A metodologia aplicada no trato desses objetivos se dá através da análise de discurso de três obras fílmicas, a saber, Gaiola das loucas (1978), Será que ele é? (1997) e Cruzeiro das loucas (2002). A imagem será o objeto de pesquisa desse trabalho, sendo ela desenvolvida por uma cultura de massa, que irá produzir identidades de massa, ou seja, o Cinema de massa produziu o homossexual de massa, que se caracteriza através da cristalização de clichês em torno do mundo gay.