SONS, VOZES E CANÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS DA VILA DAS ALMAS: as sonoridades no Tambor de Crioula e no Bumba-meu-boi da comunidade quilombola
Sonoridades. Etnosonia. Quilombo. Vila das Almas. Maranhão.
O presente texto de qualificação de doutorado propõe uma ruptura epistemológica que coloca o som, a percepção sonora, a habilidade de bem “ouvir-entender-conhecer” (INGOLD, 2008) as sonoridades, ou seja, a audição, como sensor-perceptivo essencial para a apreensão do nosso objeto de estudo na comunidade da Vila das Almas, no quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA. Trata-se de uma pesquisa inovadora no campo metodológico, uma vez que partimos de uma etnografia do som, apresentada na tese, como uma Etnosonia. Além da pesquisa bibliográfica, realizamos a imersão no campo de pesquisa para apreensão do objeto de estudo. O objetivo geral da tese é investigar algumas sonoridades da Vila das Almas em duas manifestações culturais, o tambor de crioula e o bumba-meu-boi, de forma a perceber como as vocalizações organizam o social, estabelecem hierarquizações e relações de poder, demarcam espaços e sociabilidades, constituindo – a partir de um estudo etnosônico – um quadro socioetnosônico da comunidade da Vila das Almas. Para a realização do estudo, utilizamos como referencial teórico: Molinari (2016), Zumthor (2001), Weber (2003), Simmel (2006), Latour (2006), Ingold (2008, 2023), Hall (2005), para citar alguns. Como resultados parciais, apresentamos uma análise socioetnosônica de algumas sonoridades captadas em duas manifestações culturais da Vila das Almas: o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. Nossa hipótese é que as sonoridades, enquanto fenômenos, organizam o social na comunidade, influenciando nas escolhas dos papéis sociais desempenhados pelos moradores da Vila das Almas nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais da comunidade.