EXPOSIÇÕES BLOCKBUSTER E A SINGULARIDADE DO CASO BRASILEIRO
Sociologia da cultura. Exposições blockbuster. Cultura. Consumo cultural.
A tese investiga o impacto gerado por exposições que registraram números extraordinários de visitantes, realizadas no Brasil desde 2010. Tais eventos são chamados de blockbusters pela semelhança com a indústria cinematográfica, embora representem uma lógica distinta de planejamento, realização e recepção pelo público. Caracterizadas pela diversidade de conteúdo, uso de recursos tecnológicos e criação de espaços interativos, além da ampla divulgação nos meios de comunicação e redes sociais, as exibições alcançam públicos que não costumam frequentar museus ou centros culturais, amplificando a repercussão desses eventos majoritariamente gratuitos. A pesquisa utilizou rankings internacionais de visitação publicados pela revista The Art Newspaper para identificar os casos nacionais e compreender a posição ocupada pelo Brasil no cenário global. As exposições são analisadas enquanto produtos culturais singulares (KARPIK, 2007), ao romper com a lógica que tradicionalmente organiza esse espaço, criando uma economia própria marcada pela incerteza, multidimensionalidade e incomensurabilidade. Pesquisas teórica, documental e empírica, através de entrevistas e observação nas principais cidades, sustentam o estudo sobre este conjunto de eventos, ao mesmo tempo em que também permitem investigar aspectos mais amplos do cenário artístico e cultural nacional, realizando uma leitura ampla sobre os impactos causados sobre as instituições culturais e os padrões de consumo cultural na última década