Rede Xique Xique: uma análise da construção social de mercados imersos, no semiárido potiguar
Industrialização da agricultura; sistema agroalimentar; agricultura familiar; circuitos curtos; mercados imersos.
O desenvolvimento rural é limitado, em boa parte, pelo conjunto de transformações na agricultura. Ele propicia, dentre outros aspectos, a conformação do atual sistema agroalimentar hegemônico. Essa dinâmica gera como resultados, além de outros, a ampliação da subordinação dos agricultores aos oligopólios globais da indústria de alimentos e do ramo de distribuição e a redução de sua participação relativa no preço final do produto. Uma das consequências é a diminuição de seus rendimentos. Isso fragiliza e restringe a participação da agricultura familiar nos mercados e limita as condições de existência para grande parte dos agricultores. Por conseguinte, lhes impõe condições precárias de reprodução. Todavia, muitos adotam inovações para superar essas dificuldades, inclusive num contexto onde se observam mudanças de hábitos de consumo, por parte de diversos consumidores. Eles passam a priorizar a qualidade em decorrência da preocupação com a segurança alimentar e nutricional, ecológica e social. É nesse quadro, que surgem no Brasil, diversas ações voltadas para esses propósitos. No Rio Grande do Norte, há iniciativas de construção social de mercados de circuitos curtos. Por exemplo, desde o ano de 1999, um grupo de agricultoras de Mossoró mobiliza consumidores, e viabiliza o processo de produção e comercialização de produtos orgânicos. Esse arranjo resulta na constituição da Rede XiqueXique, em 2003, cuja dinâmica de desenvolvimento tem prosseguimento. Nesse contexto, se depreende a seguinte questão central de pesquisa: como ocorre o processo de construção social de mercados de circuitos curtos para alimentos agroecológicos e orgânicos, no âmbito da Rede Xique Xique? Para interpretar como essa dinâmica transcorre será utilizado o referencial teórico de construção social de nested markets. A partir desse referencial, a pesquisa apresenta o seguinte objetivo geral: contribuir para o aprofundamento de estudos com vistas a melhor compreensão das redes de circuitos curtos de comercialização e desenvolver uma ferramenta de análise que possibilite aos pesquisadores, estudantes e formuladores de políticas públicas analisar mercados imersos e subsidiar adequações de políticas de desenvolvimento rural. Constituem seus objetivos específicos: identificar, caracterizar e analisar os aspectos que possibilitam o surgimento e o desenvolvimento da Rede Xique Xique; analisar, do ponto de vista de infraestrutura sociomaterial, as estratégias adotadas para viabilizar a Rede; identificar e analisar os fatores que caracterizam a distintividade dos produtos por ela comercializados; identificar e compreender os aspectos que favorecem ou limitam o seu processo de construção e fortalecimento; dialogar com outras pesquisas em curso sobre essa temática, de modo a contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia para análise de mercados imersos, considerando as especificidades da agricultura familiar do semiárido potiguar. A pesquisa será do tipo qualitativa, o seu universo é a atuação da Rede cuja abrangência espacial ocorre majoritariamente nos territórios rurais Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Na abordagem do trabalho de campo será adotada a entrevista semi-estruturada, questionário e observação. Como aporte teórico para a realização dessa pesquisa utiliza-se categorias e ideias de PLOEG (2011; 2016); PLOEG; JINGZHONG; SCHNEIDER (2012); POLANYI (2000); SCHNEIDER, Sergio et. al.(2016); SCHNEIDER, Sergio; GAZOLLA, Márcio (2017), SALVATE, Natália; SCHNEIDER (sd), dentre outros.