A MIDIATIZAÇÃO DA GASTRONOMIA PÓS-MODERNA: limites da ética da alimentação no MasterChef Profissionais
Ética na alimentação. Visibilidade midiática. Gastronomia. Reality show. Masterchef Profissionais Brasil.
O fenômeno alimentar desempenha um papel importante para a sociedade, visto que é representado por um sistema complexo de signos que estão relacionados ao comer e o cozinhar. De modo semelhante, a mídia exerce uma função relevante na construção de representações sociais da população. Em razão disso, tem se observado uma potente influência da mídia sobre temas ligados à alimentação e seus desdobramentos relacionados à condição humana. Assim sendo, com a universalidade dessa temática, os reality shows são os formatos midiáticos que ganham maior visibilidade no tocante aos programas de cunho gastronômico, pois se configura numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. Entretanto, muitas vezes, a prática do programa ultrapassa os limites da cozinha, cedendo a uma competição onde a agressividade, pressão e desafio são predominantes. Perante isso, as questões éticas tanto relacionadas ao humano quanto à comida devem ser refletidas também no âmbito midiático. O objetivo desta investigação foi compreender a ética na alimentação no contexto da mídia a partir do programa do tipo reality show MasterChef Profissionais Brasil. Para alcançar o objetivo principal deste estudo serão coletados e analisados os dados a partir da técnica de análise de imagens em movimentos, percorrendo o seguinte trâmite: investigação inicial; transcrição do material de análise; desenvolvimento do referencial de codificação; interpretação e tratamentos dos dados.