CIRCUITOS CURTOS COMO ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO DA AGRICULTURA CAMPONESA: A FEIRA AGROECOLÓGICA DE MOSSORÓ-RN
Feira agroecológica; agricultura familiar; mercados agroalimentares.
O objetivo desta pesquisa é compreender em que medida as feiras agroecológicas enquanto circuitos curtos de comercialização tem se forjado como estratégias para a construção e manutenção de um modelo de agricultura sustentável capaz de contribuir com a segurança alimentar de agricultores, agricultoras e consumidores e, ao mesmo tempo, colocarem em curso novas formas de produção e consumo alimentar. O estudo tem como referencia empírica a experiência da Feira Agroecológica de Mossoró, composta de agricultores e agricultorasde onze Assentamentos e Comunidade Rural no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa ressalta a atuação de como esse grupo social promove mudanças significativas nos sistemas de produção e consumo alimentar, e nesse sentido, a agroecologia constitui-se como um amplo conjunto de iniciativas que fortalecem e promovem a ressignificação da agricultura familiar para esses atores. É possível que apesar da importância da feira como aspecto relevante da estratégia de segurança alimentar nutricional e fortalecimento da agricultura familiar,as dificuldades da FAM em expandir sua produção estejam relacionadas, a um conjunto de ações em termos de políticas públicas que podem impulsionar suas atividades de produção e comercialização, sobretudo uma Assistência Técnica que esteja voltada para os princípios da agroecologia. Igualmente importante nessa experiência é a atuação dos consumidores que têm ao longo da existência da Feira, fortalecido a experiência de reciprocidade e autonomia nesse mercado agroalimentar alternativo, consolidando a sua permanência. Contudo, é possível que essa relação sob alguns aspectos, ainda se constitua como frágil, podendo estar ausente para alguns, a condição de um consumo politizado, ou mesmo reflexivo. A pesquisa apresenta os dados coletados junto aos agricultores e agricultoras dos Assentamentos Favela, Jurema, Paulo Freire e Comunidade Serra Mossoró. Junto aos consumidores foi realizada a aplicação de questionários que tratam de uma primeira etapa da pesquisa.