Uma análise crítica do Pronatec FIC em Natal: um caminho para superação das desigualdades?
Educacão profissional. Formação. Pronatec.
Com essa a pesquisa buscaremos refletir sobre a relação que existe entre políticas e práticas educacionais voltadas para a formação profissional e o pensamento político dominante, indagando sobre os objetivos e os interesses destas políticas educacionais e analisando qual concepção de educação profissional vem se fundamentando na atualidade em nosso país. O estudo tem como foco de pesquisa a análise dos conteúdos e práticas pedagógicas empregadas nos cursos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Dada a abrangência do Programa PRONATEC escolhemos concentrar nossa pesquisa no PRONATEC no SENAC Natal – RN, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), especificamente os cursos do eixo de gestão e negócios, com o intuito de compreender como foi construido e implementado o Plano Político Pedagógico, quais conteúdos estão sendo ensinados, como eles estão sendo ministrados, quais metodologias e recursos estão sendo utilizadas durante o processo ensino aprendizagem, qual é o perfil e a trajetória dos alunos dos cursos, qual material didático e estrutura curricular está sendo utilizadas durante esse processo de formação.