AS EXPOS RELIGIOSAS NO BRASIL: a dinâmica do mercado de bens simbólicos no início do século XXI
Feira religiosa, Expo Cristã, Expo Católica, Bens Simbólicos, Mercado e Consumo
De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico–IBGE, com referência ao campo religioso, a sociedade brasileira nas últimas décadas passou por transformações que resultaram na fragmentação da religião institucionalizada e contribuiu para que as pessoas buscassem novas e mais alternativas religiosas. Este trabalho pretende inicialmente caracterizar a configuração atual do mercado religioso brasileiro a partir de dados etnográficos de uma pesquisa realizada em São Paulo no período de 2009 - 2012, em seguida mostrar que o fenômeno religioso é um dos componentes essenciais da socialização humana. Por isto, para remediar a herança vazia, angustiante e desesperadora da sociedade produtora e consumista, é indispensável acrescentar como peça fundamental à prática da religião. E esta prática é concretizada na aquisição de produtos ‘objetos’, que são consagrados, exercendo um poder mágico sob os praticantes da religião. O fenômeno analisado são as feiras religiosas no formato de ‘EXPO’. Duas feiras servirão de modelo para esta analise. A Expo Cristã - feira direcionada aos consumidores evangélicos e a Expo Católica - feira de direcionada aos consumidores católicos. Estas feiras surgem no início do século 21 para suprir a demanda do mercado religioso em todos os seus segmentos. E por fim tentar mapear e mostrar a dinâmica desse mercado e os efeitos na economia brasileira, buscando através das “mega feiras”, compreender a dinâmica da lógica que impera na religião como sociedade de consumo.