Álbuns fotográficos de/por Enoque Neves: uma poética visual
Fotografia. Enoque Pereira das Neves. Paisagem Onírica. Infância. Imaginário. Gaston Bachelard.
A imagem fotográfica é representação da vida social circunstanciada num tempo-espaço específicos; a imagem desperta pulsões, numa experiência provocativa que aciona o campo mítico-fenomenológico – “decifra-me ou te devoro”. O texto fotográfico não constitui apenas um instante do “real”, é muito mais que um recorte congelado do “tempo real/passado”. Sobretudo, porque a compreensão da linguagem subjacente ao texto fotográfico se coloca dentro e para além do meramente “dado” e/ou “objetivado”. Na compreensão da imagem se dispõem regimes de subjetivação vazados por códigos culturais, domínios da linguagem, símbolos, experiências estéticas, criação simbólica, valores, memórias, imaginários, etc. Nesse sentido, desponta o estudo, o levantamento e a sistematização do acervo fotográfico deixado pelo fotógrafo autodidata: Enoque Pereira das Neves (1918-2002), que criou formas visuais capazes de revelar quadros de orientações culturais coletivas e universos fotográficos que integram imaginários. Ele fotografou por meio século a vida cotidiana do sertanejo, em terras potiguares e paraibanas. Na compreensão do acervo optamos por subdividi-lo em álbuns os quais revelam as intimidades do fotógrafo com o lugar, uma escrita de si, do estado da alma, do sujeito que observa o seu tempo-espaço, numa espécie de simbiose em que agem potências ressonantes de criação no devaneio da matéria, sobressaindo-se a pulsão terrestre, o enraizamento, os rizomas do homem ligado à terra, as tradições, a rusticidade, bem como o apelo estético direcionado a água: pulsão de vida em terras áridas. Ademais, a compreensão do imenso acervo, avaliado em mais de cinqüenta mil fotografias, é profundamente representativo da predileção temática circunstanciada pela infância, a narrativa enfoca formas, valores, modo de ser/está no mundo, dimensões estéticas, míticas, paradigmáticas, experiências do/com o gênero, e práticas culturais do universo infantil. A pesquisa é transversalizada pelos seguintes objetivos: proponho uma leitura do acervo revelado por Enoque Pereira das Neves, para compreender o universo imaginário-simbólico presente em sua obra fotográfica. Invisto também, na possibilidade de fazer a leitura do acervo enquanto álbum imaginário.