JUVENTUDES E POLÍTICA: ORGANIZAÇÃO, FORMAÇÃO E LUTA DO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Juventudes. Participação. Engajamento. Movimento social.
A presente tese foi elaborada a partir de investigações teóricas e metodológicas sobre a temática da participação política das juventudes na contemporaneidade. É importante destacar que as formas de organização, mobilização e atuação política das juventudes têm orientado uma considerável quantidade de estudos sobre o tema. Destaca-se também que os novos movimentos sociais contemporâneos, sobretudo os juvenis, a partir de 2013, assumem um certo protagonismo social e político nas manifestações, passeatas e protestos de rua do país. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os processos de organização, formação e luta das juventudes que compõem o movimento social Levante Popular da Juventude, no estado de Pernambuco. Os objetivos específicos foram: a) identificar as relações de sociabilidade, as vivências coletivas e as demandas das juventudes do Levante Popular da Juventude; b) compreender como se dão os processos de engajamento e participação dos sujeitos jovens que compõem o movimento; c) realizar um mapeamento das ações e repertórios de ação coletiva nas três frentes do movimento. Quanto aos procedimentos metodológicos, inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática da participação das juventudes nos movimentos sociais contemporâneos. Em um segundo momento, fez-se um trabalho de observação participante, no qual o pesquisador, durante o período de dois anos, acompanhou a rotina e a agenda do movimento social, fazendo-se presente nos cursos de formação, acampamentos, processos de organização coletiva, ações, atos e atividades. Na última fase da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os jovens que compõem o Levante Popular da Juventude Pernambuco. Após a realização do estudo, defende-se a tese de que o Levante Popular da Juventude se posiciona como um espaço que possibilita o ressignificar de formas de engajamento e participação das juventudes na contemporaneidade. O campo simbólico formado através da mística, das identidades, dos sentimentos de pertencimento, afeto e coletividade, próprios do movimento social, é construtor de uma identidade de resistência que se coloca como referência dentro dos processos de organização, formação e luta do movimento social.