Educação em Direitos Humanos e Pesquisa-ação com Alunos de Ensino Médio em São Gonçalo do Amarante/RN
Direitos Humanos; Educação; Ideologia de Gênero; Conservadorismo.
O presente estudo procura no espaço escolar e por meio dos alunos, da Escola Estadual de Tempo Integral José Moacir de Oliveira na Cidade de São Gonçalo do Amarante-RN, levantar evidências sobre o avanço do conservadorismo no Brasil a partir dos problemas de gênero e sexualidade. O caminho escolhido para iniciar o estudo está alinhado aos planos de intervenção em Educação em Direitos Humanos e a pesquisa-ação iniciados no ano de 2015, e continuado em 2018 com o projeto de Mestrado. Aqui na escrita da dissertação, os problemas de gênero e sexualidade estão como objeto principal da pesquisa para se entender os tradicionalismos e garantir os resultados das discussões. Nesse sentido, temas capitais como Ideologia de Gênero, Escola Sem Homofobia e Escola Sem Partido tornaram-se o farol e o pano de fundo sociológico, através do qual o contexto escolar é o campo dessa produção dos conhecimentos. Assim, os estudos pós-estruturalistas de Butler, Foucault e Bourdieu, atravessados também por clássicos como Max Weber, foram necessários para a apresentação de um estado da arte e de um marco teórico que dialogassem com os planos de intervenção e toda a produção dos dados da pesquisa-ação no espaço escolar.