JUDITH BUTLER E OS ESTUDOS QUEER NO BRASIL
Teoria queer; Judith Butler; Ciências Humanas; Brasil.
A presente proposta de tese pretende investigar como se deu a recepção da teoria queer e, especialmente, da obra de Judith Butler no Brasil na área das Ciências Humanas, tendo como questão central de pesquisa a seguinte pergunta: A teoria queer pode ser entendida como um campo de estudo das Ciências Humanas no Brasil? Para responder tal questão, entendemos que se faz necessário, primeiramente, elucidar como os conceitos explorados por Butler foram cruciais para o desenvolvimento dos estudos queer e como a inclusão dos estudos queer no Brasil tornou, provavelmente, possível visibilizar novos olhares sobre objetos e categorias de análise para as Ciências Humanas brasileiras. A partir disso, pretende-se também rastrear o crescimento de obras, teses e dissertações que se apropriam teoricamente dos estudos queer, a fim de traçar um mapa dos estudos queer no Brasil na área das Humanidades. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de caráter bibliográfico, prevê revisão de literatura, o uso da ferramenta de banco de dados, amostragem em bola de neve (VINNUTO, 2014) e a análise de conteúdo (RICHARDSON, 2012) como técnicas de pesquisa. Com isso, a pesquisa de tese visa contribuir para o debate sobre como as possíveis tensões, rupturas e problemáticas propostas pela obra de Butler e da teoria queer podem contribuir para o debate sobre relações de gênero, sexualidade e reconhecimento na área de Ciências Humanas no Brasil.