O CONCEITO DE BULLYING ESCOLAR: um contraponto sociológico em face ao seu discurso hegemônico
Bullying escolar; sociologia da educação; construcionismo crítico.
Este relatório de qualificação retrata uma análise crítica do conceito de bullying escolar a partir de uma compreensão teórica que será designada como construcionista crítica, teorização esta que vem sendo amplamente praticada pelas ciências humanas, embora nem sempre venha encerrada sob tal denominação. Partindo de sua hipótese geral, que vislumbra a realidade humano-social como produto da construção humana, cultural e histórica, o construcionismo crítico exprime a própria vocação das ciências humanas ao opor-se abertamente as tentativas recorrentes de biologização do social, feitas principalmente pelas ciências médicas e biológicas. Assim, busca-se aqui refletir primeiramente sobre o histórico geral do problema da violência escolar no mundo e como o conceito de bullying escolar se enquadra neste contexto mais amplo; em seguida, apontar o caráter ideológico por trás das “verdades” anunciadas pelo discurso hegemônico que subjaz a compreensão do bullying; sugerir a alternativa teórica e metodológica construcionista como forma de problematizar o conceito de bullying e o discurso que subjaz toda sua discussão para, finalmente, analisar através de um recorte teórico uma de suas modalidades mais frequentes no seio das relações escolares: o bullying homofóbico.