Juventude rural e projetos de vida: o caso dos jovens do Mato Grande/RN
Juventude rural; Projetos de vida; Território.
O arcabouço científico existente sobre o tema juventude se concentra em estudos urbanos, nas linhas de trabalho e educação. O fundamento do reconhecimento do jovem como sujeito de direitos é uma marca desses estudos. Na perspectiva de ampliar o universo de estudos sobre o tema, a pesquisa busca elucidar estudando outro universo - o mundo rural - e objetivaapreenderos projetos de vida individuais e coletivos dos jovens inseridos na dinâmica territorial do Mato Grande/RN. Para além de reconhecer a identidade desses sujeitos sociais, e sua entrada enquanto tal no campo, é fundamental responder a pergunta de pesquisa: Por que os jovens saem do campo? Quais seus sonhos e desejos e sua relação com a permanência ou saída do campo? Metodologicamente a transversalidade temática deve nortear a pesquisa uma vez que o fundamento do reconhecimento do jovem como sujeito de direitos é uma marca dos estudos acadêmicos atuais e sua compreensão de integralidade a partir de diversas áreas, contribui para compreender os projetos individuais e coletivos dos sujeitos em questão. A metodologia de pesquisa será centrada em estudos bibliográficos e pesquisa qualitativa, utilizando levantamento bibliográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e sujeitos envolvidos, bem como a técnica de grupo focal com jovens integrantes do território. Trataremos com destaque algumas categorias teóricas para a análise como Juventude, Juventude rural, trajetória, projetos de vida, autonomia e emancipação. Daremos destaque à utilização da técnica grupo focal como facilitadora, uma vez que esta técnica me possibilitará uma proximidade com a população pesquisada e contribuindo de forma significativa para aprofundar as temáticas em questão, sobretudo, na dimensão que se pretende investigar: juventude como sujeito integral. Assim, denominar nosso público pesquisado como sujeitos, será nossa opção de pesquisa.