Sociologia no ensino médio: conflitos e desafios na prática docente
Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Modelos de ensino; campo; recontextualização.
A tese apresenta reflexões sobre o ensino de sociologia e os diferentes campos e contextos escolares, partindo da ideia de que para se pensar o ensino, se faz necessário compreender as dinâmicas desses campos, que parecem influenciar na maneira como essa ciência vem sendo implementada no Ensino Médio. Analisa-se informações obtidas por meio de pesquisa participante realizada nos últimos três anos, em oito escolas públicas e particulares no Estado do Rio Grande do Norte, com base na teoria dos campos sociais de Bourdieu (2009) e as categorias de contextualização e recontextualização de Bernstein (1996), construímos quatro modelos de ensino: o modelo mercadológico, o modelo político engajado, o modelo científico bacharelesco e o modelo científico crítico. Busca-se compreender os motivos que incidem na maneira como a sociologia tem sido ensinada nas escolas, a partir das dimensões teóricas, metodológicas e políticas da formação docente e das referencias curriculares (Orientações Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio). Com base nessas informações, observamos uma relação direta entre os modelos de ensino, as motivações das ações dos agentes, e as diferentes dinâmicas e demandas dos campos sociais (no campo cientifico, no processo de formação docente, nos campos políticos e nos subcampos das escolas). No estudo, ao tecer reflexões sobre os modelos de ensino, construímos uma análise sobre o cenário da sociologia na educação básica no Brasil e as questões que parecem influenciar no processo de consolidação dessa ciência no cotidiano da escola.