Banca de DEFESA: JANIELE MARIA PINHEIRO DE ARAÚJO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANIELE MARIA PINHEIRO DE ARAÚJO ALVES
DATA : 01/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Multimeios
TÍTULO:

APRENDER COM TODOS: FORMAÇÃO DOCENTE E CRIAÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial. Desenho Universal para a Aprendizagem. Formação de Professores. Educação Infantil; Material Pedagógico Acessível; Inclusão.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Esta pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, teve como objetivo investigar como a formação continuada de professores da Educação Infantil, fundamentada nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), contribui para a concepção e produção de materiais pedagógicos acessíveis. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário e a realização de uma formação continuada concebida como intervenção pedagógica, desenvolvida no próprio espaço do CMEI, com encontros quinzenais. Foram realizados oito encontros formativos, com duração de duas horas cada, envolvendo nove professoras da Educação Infantil. O processo formativo favoreceu a compreensão dos princípios e etapas da produção de materiais acessíveis, destacando a importância da flexibilidade e dos múltiplos meios de representação, engajamento e ação/expressão. A elaboração dos materiais ocorreu de forma colaborativa, contemplando a identificação de necessidades, o design participativo e a prototipagem, resultando na criação de recursos concretos, como o Dominó Sensorial, o Jogo de Memória Tátil, o Jogo da Velha Adaptado, o Jogo de Texturas, o Dominó de Cores e a Caixa de Formas Geométricas. A análise desses materiais evidenciou seu potencial para promover a participação e a aprendizagem das crianças. O estudo reforça a necessidade de estruturar os planos de aula com base nos princípios do DUA, de modo a assegurar um planejamento pedagógico efetivamente inclusivo. Os resultados apontam que a formação docente, orientada por tais princípios, constitui um caminho essencial para a consolidação de práticas educacionais que acolham a diversidade, empoderando professores na criação de ambientes de aprendizagem acessíveis, equitativos e inclusivos. Ademais, ressalta-se a importância de uma formação continuada contextualizada, que considere as especificidades e necessidades de acessibilidade das crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Interna - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Externa à Instituição - ADEMARCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA - UFAC
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 14:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao