PROJETO DE VIDA PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: um elemento para a formação e planejamento docente
Educação especial; projeto de vida; ensino médio
Com base nos desafios presentes no contexto escolar relativos a matrícula e permanência de Estudantes público-alvo da Educação Especial, bem como a proposta de reestruturação do Ensino Médio brasileiro, este estudo visa analisar as orientações didáticas e pedagógicas para a construção do Componente Curricular Projeto de vida, em relação aos Estudantes com Deficiência, em uma Escola da Rede Estadual do Rio Grande do Norte-RN. Para alcançarmos este objetivo desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, de perfil descritivo e exploratória, que utilizou o instrumento de pesquisa documental, de observação e investigação, através da análise temática, buscando destacar os temas centrais que aparecem nas falas dos entrevistados, a partir da entrevista semiestruturada. Para aporte teórico nos pautamos nas discussões legais como o direito igualitário à Educação, (Brasil, 1988); na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015) e na reestruturação curricular do Ensino Médio (Brasil, 2018). Ainda destacamos neste estudo as contribuições da Psicologia histórico-cultural (Vygotsky, 1995) e do conceito de inclusão educacional (Mantoan, 2003 e Martins, 2008). Durante a observação e, sobretudo, nas entrevistas foi apontado por todos os participantes do estudo, sobres as dificuldades e lacunas no fazer pedagógico, em relação ao planejamento e ações do Componente Curricular Projeto de Vida para Estudantes com Deficiência na sala comum. Desta forma, surge nossa proposta de produto, constituído por um Guia Formativo, contendo diretrizes para formação e planejamento docente, em relação a construção do Projeto de Vida para o Estudante com Deficiência. Como sugestão, este produto após a validação da Comunidade Escolar, será implementado nos Documentos da Instituição pesquisada e, posteriormente, será apresentado para outras Escolas da Rede Estadual de Ensino, através da Subcoordenadoria de Educação Especial- SUESP/RN e outras instâncias nacionais. Que este Guia possa contribuir de forma significativa para os estudantes, permitindo uma construção coletiva entre seus pares e também entre seus professores. Além disso, que as possibilidades discentes, após o período do Ensino Médio, possam surgir, entre elas, a conquista do mundo acadêmico, vislumbrando o mundo do trabalho e outros espaços sociais onde se sintam protagonistas.