Banca de DEFESA: VANDERLANIA DANTAS RICARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDERLANIA DANTAS RICARDO
DATA : 28/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: formato remoto
TÍTULO:

ASPECTOS COGNITIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: Domínio cognitivo. Educcação especial. Mediação do professor. Diversidade de alunos.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

O ser humano é um indivíduo ativo nas suas relações com o meio, com o mundo, um ser cognitivo, sendo a cognição reconhecida como um ato de conhecimento. De acordo com Fonseca (2018) a cognição tem relação com o pensamento, com o conhecimento e com a inteligência. Dessa forma, as questões relacionadas ao domínio cognitivo não podem ser ignoradas por todos que desejam educar, sejam professores, pais, psicólogos, psicopedagogos entre outros. Quando as funções cognitivas não são devidamente trabalhadas, os alunos podem enfrentar dificuldades no processo de aprendizagem. Nesse sentido, Fonseca e Magalhães (2024) afirmam que é essencial a compreensão dos professores sobre como as questões cognitivas interferem no desenvolvimento educacional dos seus alunos, levando em conta as variações desse domínio e as especificidades dos alunos. Assim, os professores precisam usar metodologias que favoreçam uma aprendizagem mais significativa e igualitária. Isso inclui entender como a diversidade cognitiva afeta o processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que alunos possuem ritmos, estilos de aprendizagem e desafios distintos. A formação e percepção dos professores são temas centrais, pois influenciam diretamente a implementação de práticas inclusivas eficazes em sala de aula. Um dos desafios para alcançar uma educação para a diversidade está na formação dos professores. De acordo com Flórez (2019), o professor de hoje necessita de muito mais apoio do que há vinte anos, incluindo formações e orientações que aprimorem sua prática pedagógica. Como também estar preparado para lidar com as diferenças e a singularidade de todos os seus alunos, sem seguir um modelo de pensamento único para todos. Os fundamentos dessa reflexão são pautados nos estudos de Flórez (2019), Fonseca (2018), Piaget (2002), Pocinho (2018), Vigotsky (2007), entre outros autores. A presente pesquisa tem como objetivos: analisar a percepção de profissionais da educação a respeito do domínio cognitivo na prática com a diversidade de alunos, na perspectiva da inclusão educacional e elaborar um guia de orientação que possa contribuir para o fazer docente no que envolve as questões cognitivas na diversidade de alunos. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, combinando aspectos qualitativos e quantitativos, sem comprometer a coerência metodológica e caracterizando-se como sendo uma pesquisa de campo (Severino, 2013). Este estudo faz parte de uma pesquisa intitulada Formação de Profissionais da Educação Especial em uma Perspectiva Colaborativa, com aprovação de Comitê de Ética sob o nº 6.169.452. Os dados foram coletados a partir dos comentários feitos pelos profissionais participantes do curso no fórum de uma aula do curso, que teve como temática “questões relacionadas ao domínio cognitivo na diversidade de alunos”. A aula aconteceu por meio da plataforma moodle de forma síncrona. O fórum contou comentários de 126 participantes que compartilharam suas percepções sobre a temática apresentada. Os sujeitos do estudo são profissionais da educação que atuam em diversos espaços escolares tais como: a sala de aula regular, o atendimento educacional especializado (AEE) e a educação especial, além de profissionais da saúde. De acordo com a coleta de dados, entre os 126 participantes da pesquisa, 80% possuem formação inicial em Pedagogia, sendo os demais graduados em outras licenciaturas e na da área da saúde, como psicólogos e fonoaudiólogos. Quanto a formação continuada 8% dos participantes têm somente cursos de aprimoramento, 55% tem especialização, 18% tem mestrado, 6% doutorado, 12% não tem formação continuada e 1% não citou a formação continuada que possui. Quanto à distribuição geográfica, 70% participantes são do estado do Rio Grande do Norte, 21% do estado do Rio de Janeiro e 9% preferiram não dizer. Do total de participantes do Rio Grande do Norte, 49% são residentes em Natal e 51% residentes em 59 diferentes cidades do interior. A partir da primeira análise dos comentários, a pesquisa revelou que os profissionais consideram fundamentais diversos aspectos para alcançar êxito no processo de ensino e aprendizagem. Entre eles, destacam-se: a importância da mediação do professor; considerar as questões cognitivas; as contribuições da teoria de Vygotsky; a valorização das potencialidades dos alunos; o respeito à diversidade e singularidade; a consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes; a proposição de estratégias diversificadas que atendam a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem; o uso de recursos de Tecnologia Assistiva; a transição da perspectiva da deficiência do modelo médico para o modelo social; a necessidade de formação continuada para os professores; a construção de salas de aula inclusivas; e o reconhecimento da escola como um espaço de formação pedagógica, indo além de sua função de socialização. Esses aspectos foram apontados pelos participantes como relevantes e representam discursos recorrentes no decorrer do fórum. O produto desta pesquisa será um guia de orientação destinado aos profissionais da educação, com ênfase nos professores. O material abordará estratégias e práticas para o trabalho com questões cognitivas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em contextos com diversidade de alunos. Este estudo fornece reflexões importantes sobre a atenção que o professor às questões cognitivas, conhecendo seus alunos e suas potencialidades. O estudo ressaltar também a importância do papel da mediação do professor no processo ensino-aprendizagem. Um dos comentários mais pontuado pelos participantes no decorrer do fórum, foi sobre a utilização de estratégias diversificadas respeitando os ritmos de aprendizagens. Esse processo possibilita que os alunos avancem no nível atual de desenvolvimento para alcançar seu pleno potencial de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CATIA CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER - UERJ
Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externo ao Programa - 3488027 - EDUARDO JOSE MANZINI - nullInterna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Presidente - 1805071 - MARIA DE JESUS GONCALVES
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 07:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao