A comunicacao alternativa na formacao de profissionais da Educacao Basica de um Municipio do interior do Rio Grande do Norte
Educação Especial. Comunicação Alternativa. Tecnologia Assistiva. Formação de Professores
A formação inicial e continuada dos professores deveria trazer segurança para os docentes, proporcionando momentos de aprendizagens e reflexões acerca do ensino de alunos com deficiência. Nesse sentido, a formação de professores deve fazer parte de um processo contínuo, onde as diversidades encontradas em sala de aula sirvam como exemplos a serem estudados e compreendidos. Diante desses desafios, percebe-se a necessidade de cursos de formação que fortaleçam a atuação dos professores e demais profissionais da escola indo de encontro às suas necessidades, amenizando as dificuldades encontradas. Para isso, é necessário ouvir os profissionais, reconhecer suas dúvidas e dificuldades encontradas para se comunicar com os alunos que apresentam transtornos na comunicação. Diante do exposto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar os conteúdos necessários para a formação continuada dos profissionais da Educação Básica de um município do Rio Grande do Norte para atuar com alunos da educação especial, principalmente aqueles que apresentam necessidades complexas de comunicação. Os objetivos específicos são: Identificar e Analisar o conhecimento dos profissionais da Educação Básica de um Município do Rio Grande do Norte em relação à Comunicação Aumentativa e Alternativa; Identificar e analisar por meio dos relatos de profissionais da educação básica de um município do Rio Grande do Norte a respeito das necessidades de formação no contexto da Comunicação Aumentativa e Alternativa; Elaborar uma proposta de formação de profissionais no contexto da comunicação alternativa para um município norte-rio-grandense. A pesquisa foi realizada por meio de questionário elaborado no Googleforms e aplicação com 87 profissionais da Educação Básica de um município localizado no interior do Rio Grande do Norte, sendo Professores da Educação Básica, Diretores e vices, Coordenadores Pedagógicos, Auxiliares de Apoio Pedagógico, Cuidadores e Intérprete de Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e encontra-se na fase da análise dos dados baseada no método de categorização desenvolvido por Bardin, que consiste na classificação de elementos por reagrupamento de critérios previamente definidos. Com os dados coletados será possível a escrita dos resultados e discussões. O produto do mestrado profissional será a elaboração de um programa de formação para os profissionais da educação pública municipal através de uma cartilha didática e ilustrada, contendo os conteúdos sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa de acordo com as necessidades apresentadas pelos profissionais.