Banca de DEFESA: ROZEJANE DOMINGOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROZEJANE DOMINGOS DA SILVA
DATA : 23/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/eed-emjz-ntt
TÍTULO:

Efeitos dos componentes da Comunicacao aumentativa e alternativa na narracao de Historias para todas as criancas


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Contação de histórias; Livros adaptados; Mediação; Comunicação aumentativa e alternativa.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Uma das formas de desenvolver as habilidades da linguagem e da comunicação, mais precisamente, na educação infantil, é por meio da contação de histórias. A contação de histórias vem primeiro, sendo uma maneira de apresentar a leitura às crianças. O contato com os livros de literatura infantil deve acontecer mesmo antes de ler, a aproximação com os livros, mesmo que seja para a leitura da imagem contribui para a formação do futuro leitor. Contudo a leitura não é acessível a todos, principalmente quando nos referimos às crianças que pertencem ao público da educação especial, nesse caso, visando as crianças com deficiência e Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Sendo assim, mostra-se fundamental que ele esteja disponível em multiformato, incluindo livros adaptados com a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A produção e inserção desses recursos, pode contribuir para a participação de crianças com deficiência e/ou Necessidades Complexas de Comunicação – NCC, sendo um meio alternativo para que elas possam se comunicar ou expressar a partir da contação de histórias. A elaboração do livro acessível é realizada em etapas, sendo necessário levar consideração, o público-alvo; qual é o nível da turma que ele pertence; o assunto que está sendo trabalhado pela professora e a faixa etária. O objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de um delineamento de sujeito único do tipo A-B-A-B, com replicação em quatro participantes. No delineamento utilizado, a condição A correspondia à contação de histórias com o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), enquanto a condição B envolvia a contação de histórias sem a utilização da CAA. O objetivo era comparar os efeitos de cada abordagem na participação das crianças durante a atividade de narração, alternando entre as duas condições ao longo do experimento. Foram selecionadas quatro crianças da Educação Infantil: duas crianças com desenvolvimento típico e duas com deficiência. As crianças participaram de um programa de contação de histórias realizado por meio de um professor com conhecimento na área de comunicação aumentativa e alternativa. No momento estão sendo transcritas as filmagens das quatro histórias contadas para cada criança de forma individual. Após a transcrição dos vídeos e análise quantitativa das variáveis dependentes estabelecidas serão apresentados os resultados com as discussões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.755.868-** - DEBORA DELIBERATO - UNESP
Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - AILA N. D. C. ROCHA
Notícia cadastrada em: 22/07/2025 22:58
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