Banca de DEFESA: SHEILA TATIANE TAVARES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILA TATIANE TAVARES DE SOUZA
DATA : 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: auditório do Nepsa 2
TÍTULO:

TRABALHO E ENSINO COLABORATIVO PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO COLABORATIVA NA ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

educação especial; educação inclusiva, formação colaborativa, trabalho colaborativo, ensino colaborativo, Teoria Histórico-Cultural da Atividade


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Tendo em vista que a educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo um dos grandes desafios da escola atual, este estudo volta-se à cultura de colaboração como ferramenta para inclusão de todos, e tem como objetivo geral analisar uma formação colaborativa em serviço considerando o trabalho e ensino colaborativo com os profissionais da escola como possibilidade de desenvolvimento para promoção da inclusão escolar. Logo, para alcançar essa ação, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: discutir as contradições acerca da educação inclusiva manifestadas na pesquisa; entender a organização do trabalho colaborativo na escola, suas contradições e potencial de desenvolvimento; entender a organização do ensino colaborativo com foco em duas turmas da escola, considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial; elaborar um e-book com proposta de intervenção formativa sobre o trabalho colaborativo na escola. Esta pesquisa tem como arcabouço conceitual a Teoria Histórico-Cultural da Atividade, nas três gerações de autores: Vigotski (2021, 2022); Leontiev (2014, 2021) e Engestrom (2016), e perpassa pelas compreensões de inclusão escolar e de colaboração na escola. A colaboração neste estudo é discutida no Trabalho Colaborativo entre todos os profissionais na escola e no Ensino Colaborativo que acontece entre professores da educação especial e do ensino comum. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de metodologia colaborativa baseada nos princípios de Ibiapina (2016). O estudo teve a formação continuada colaborativa como cerne da pesquisa, e foi realizado em uma escola pública estadual localizada na cidade de Natal, a qual recebe alunos do Ensino Fundamental I. Os encontros de formação foram organizados em dois tipos de discussão: Trabalho colaborativo na escola e Ensino colaborativo. O Trabalho colaborativo na escola ocorreu durante três sábados da Jornada Pedagógica com todos os profissionais, docentes e não docentes, tendo como objetivo desenvolver ações colaborativas entre os participantes, as quais promovam transformações na cultura escolar inclusiva. Já o Ensino colaborativo aconteceu em horário de planejamento dos professores, atendendo sete duplas formadas por um professor da educação especial e um professor do ensino comum, sendo realizados de três a cinco encontros com cada dupla, com o objetivo principal entender o trabalho pedagógico já realizado e contribuir para organização do ensino colaborativo em uma prática de educação para todos. Os dados da pesquisa, nos encontros de trabalho colaborativo, foram produzidos por meio da gravação de voz, fotografia, atividade de levantamento dos problemas da escola, diário de campo, e produções (desenhos, esquemas); e nos encontros de ensino colaborativo foram todos esses já citados mais um questionário auto avaliativo. Esses dados foram examinados seguindo a análise textual discursiva (Moraes, 2003), organizados em três categorias: educação inclusiva e suas contradições; organização do trabalho colaborativo para a inclusão na escola; organização do ensino colaborativo considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial na sala de aula. Na primeira categoria se analisa a inclusão na escola, refletindo sobre as manifestações de contradição e relacionando às políticas e história da educação especial no Brasil. Na segunda categoria é apresentada uma compreensão conceitual e organizacional de trabalho colaborativo na escola como possibilidade para promoção da inclusão escolar. Na terceira categoria, o pensar junto, por meio do planejamento conjunto entre professor de educação especial e do ensino comum, é peça chave para a organização do ensino colaborativo e promoção da inclusão. A dissertação também traz a avaliação da formação colaborativa e a apresentação do ebook com o conteúdo de uma proposta de intervenção formativa como produto educacional que sistematiza uma experiência de formação colaborativa para o Trabalho Colaborativo na escola. Como conclusão principal desta pesquisa infere-se que a realização de uma formação colaborativa, em contexto escolar, é profícua para o desenvolvimento do trabalho e ensino colaborativo na escola, a qual promove a mobilização da equipe para superação de problemas que só podem ser resolvidos em contexto coletivo e colaborativo. Evidencia-se a importância da cultura de colaboração para a inclusão na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externa à Instituição - MANOELA GOMES REIS LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 11:07
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