Banca de DEFESA: LUZIA MIRNIA VIEIRA FERNANDES

DISCENTE : LUZIA MIRNIA VIEIRA FERNANDES
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Auditório CE

Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática par o 6º ano do Ensino Fundamental

Educação Especial - Ciências da natureza – Sequência didática – Prática inclusiva

A chegada de alunos com deficiência às salas de aula comum provocou mudanças significativas, sobretudo nos professores, que tiveram que transformar suas práticas de ensino, de forma a atender as individualidades de todos os estudantes em turmas cada vez mais heterogêneas. Nesse sentido, o presente estudo surge das inquietações de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que relatavam as dificuldades em ministrar determinados conteúdos para turmas tão diversificadas em seus ritmos e formas de aprender. Diante do amplo universo de conteúdos tratados, recortou-se a pesquisa para os componentes curriculares das Ciências da Natureza. A investigação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, configura-se quanto aos procedimentos como pesquisa colaborativa (Ibiapina e Ferreira, 2005). A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato e Mendes (2021), bem como os documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Esta pesquisa apresenta como sujeitos participantes docentes e alunos dos últimos anos da educação básica, tendo como objetivo geral mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN. São objetivos específicos: identificar, junto a professores e discentes, os conteúdos mais desafiadores; elaborar, de forma colaborativa, uma sequência didática com abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem para as aulas de Ciências da Natureza em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais; e, avaliar e documentar as percepções dos pesquisados envolvidos quanto ao produto. Elegeu-se como instrumentais para a construção de dados o questionário, o grupo focal e a ferramenta codesign. Já para a análise dos dados foi adotado o método de Bardin (2011). A partir dos discursos dos participantes, culminou-se como produto da dissertação, a construção de uma sequência didática inclusiva sobre o conteúdo “Células” como parte do currículo da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental. Espera-se com este trabalho, que reflexões sobre o fazer docente sejam fomentadas, possibilitando com que as práticas educativas inclusivas proporcionem a efetivação da aprendizagem para todos os educandos.

Presidente - 2330676 - ELIZABETH ROMANI
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Externa ao Programa - 3357609 - FABIANE FERREIRA MARTINS - UFRNExterna à Instituição - ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO - IFESP
Notícia cadastrada em: 10/07/2024 20:19