Banca de DEFESA: ALDIJANE JALES CARNEIRO E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDIJANE JALES CARNEIRO E SILVA
DATA : 30/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wms-geed-wof
TÍTULO:

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: MANGÁ BILÍNGUE COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE SURDOS E OUVINTES NA ESCOLA REGULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Escolarização de surdos. Gamificação. Escola inclusiva. Língua Portuguesa como segunda língua. Libras. 


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O aluno surdo está inserido na escola inclusiva, e a presença do Professor Tradutor/Intérprete de Libras tem sido cada vez mais respeitada devido às vigências legais que garantem ao surdo o direito a esse profissional em sala de aula. Contudo, os desafios da escolarização desses sujeitos ainda persistem, principalmente devido à estrutura educacional que tradicionalmente favorece a comunidade ouvinte, começando pelo currículo. Portanto, é crucial que os professores reconheçam a diferença linguística dos alunos surdos e desenvolvam estratégias para sua inclusão no processo educacional, especialmente através de sua língua natural, a Libras. É por meio da Libras que o surdo se expressa e se desenvolve no processo de ensino, tornando vital a facilitação da interação e troca de conhecimento usando esta língua no ambiente escolar. Este estudo propõe uma abordagem metodológica através de uma atividade gamificada, visando promover o ensino do Português como segunda língua para alunos surdos e facilitar a socialização da Libras entre surdos e ouvintes através de tecnologia assistiva. Os objetivos incluem: analisar o processo de ensino do Português como segunda língua em uma escola inclusiva; apresentar uma atividade gamificada para o aprendizado do Português como segunda língua, incluindo a produção de gêneros textuais como o Mangá em Libras por todos os alunos da turma; e incentivar o uso da Libras, através de tecnologia assistiva, para promover sua aquisição e uso social entre surdos e ouvintes. A pesquisa utilizou elementos metodológicos da pesquisa-ação (Brau, 2014), envolvendo o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras de uma escola de ensino médio no Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada presencialmente, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com o Professor Regente de Língua Portuguesa, a Professora Tradutora/Intérprete de Libras e a aluna surda, esta última utilizando Libras com suporte adequado à sua particularidade linguística. Os resultados da atividade foram registrados em diário de campo. Os resultados apontam para a necessidade de direcionar as aulas também para os alunos surdos, atualmente limitadas aos alunos ouvintes. Foi observado que a aluna surda atualmente desempenha predominantemente o papel de copista, indicando a necessidade urgente de um ensino específico de Português para ela. Além disso, foi identificada a falta de planejamento conjunto entre o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras, ressaltando a necessidade de formação continuada para ambos. A metodologia ativa, como a gamificação, mostrou-se eficaz ao despertar o interesse dos alunos surdos e ouvintes pelo aprendizado, assim como pela interação com a Libras, facilitando a socialização da aluna surda com seus colegas de sala. No entanto, o estudo também destaca a necessidade de uma acessibilidade curricular que incorpore a disciplina de Libras ao currículo regular, proporcionando ao surdo não apenas a expressão, mas também a participação social através de sua língua. De acordo com a teoria histórico-cultural de Vigotski (2021), o desenvolvimento do indivíduo ocorre do social para o individual, enfatizando a importância de um ambiente educacional que promova trocas sociais por meio da língua natural do surdo. Este trabalho sugere a continuidade de pesquisas para contribuir com a educação de surdos e para aprofundar questões importantes relacionadas à sua escolarização. Os feitos desta pesquisa resultaram na criação de um manual digital, derivado dos seus achados, que servirá como recurso para professores de escolas inclusivas engajarem tanto surdos quanto ouvintes no ensino de Língua Portuguesa, utilizando metodologias que integrem a Libras ao processo educacional do surdo e promovam sua difusão entre colegas de sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - Edneia de Oliveira Alves - UFPB
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 13:05
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