Banca de DEFESA: TUIZA CRISTINA AVELINO BEZERRA

DISCENTE : TUIZA CRISTINA AVELINO BEZERRA
DATA : 29/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/xov-frgv-ugi

GÊNERO SEMINÁRIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO

Gênero Seminário. Sequência didática. Ensino de português como segunda língua. Discurso em Libras.

O presente estudo é resultado de inquietações particulares da pesquisadora em relação às fragilidades com o atual modelo vigente de educação inclusiva destinado para os estudantes surdos na educação básica.  O objetivo geral dessa investigação é analisar o uso do recurso teórico metodológico do gênero seminário e suas implicações na aprendizagem dos estudantes surdos em uma instituição de surdos em Natal RN. Como objetivos específicos temos: Aplicar sequência didática construída no ensino do gênero seminário; Comparar semelhanças e diferenças entre o gênero seminário em Libras e em Língua Portuguesa; Identificar os desdobramentos na aprendizagem dos alunos surdos e produzir, como forma de produto, um guia metodológico para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Para isso optou-se como lócus da pesquisa o Centro de Apoio ao Surdo de Natal/RN, pela facilidade de acesso, por se enquadrar nas características da pesquisa e por ser um espaço de atendimento ao surdos em contexto bilíngue. Participaram da pesquisa professores bilíngues ouvintes e surdos, e alunos surdos do ensino fundamental I -séries iniciais. A pesquisa em tela pautada em uma metodologia descritivo-interpretativista (Ribeiro et al, 2022) com enfoque qualitativo (Minayo, 2014), correlacionada a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, questionário  e observação que resultou em 11 (onze) diários de campo que são descritos na sequência cronológica da ação. Sendo: registro das aulas antes da SD, registro da aula de sondagem e introdutória do tema a ser estudado, resgistro da roda sinalizada sobre expectativas e  possíveis desafios no contexto seminário e por fim,  resgistro das aulas durante a SD.  Os dados obtidos foram analisados segundo análise textual discursiva de Moraes (2007).  Como referencial teórico nos embasamos nos estudos Surdos (Quadros, 2006; Skliar, 2006; Menezes, 2017, 2023), Estudos da oralidade (Dolz et al., 2004; Schneuwly, 2004;); Estudos dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2011) e  no diálogos entre os fundamentos de Bakhtin (2011), Freire (2005) e Vygotsky (1989) na educação. Os resultados apontam: a) a necessidade da didatização da Libras em sala de aula; b) considerar o discurso em Libras como forma de aprendizagem do surdo, por meio da linguagem expressiva; C) necessidade do uso do gênero discursivo seminário, como estratégia de ensino para estimular habilidades argumentativas do surdo.  Em última análise, no processo de escolarização do surdo, a necessidade de adequação curricular nas escolas inclusivas baseada na pesquisa de Santos Filho (2015), o que a escolha  por uma escola bilíngue inevitável. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Manual que servirá de guia metodológico para o ensino de gênero discursivo seminário e contribuir nos processos de ensino e aprendizagem, além de favorecer para nova investigação acerca do uso dos gêneros orais quanto gêneros sinalizados.

Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 18:39