Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDERSON TINOCO DA SILVA

DISCENTE : SANDERSON TINOCO DA SILVA
DATA : 05/07/2024
LOCAL: Auditório do NEPI - NEI-CAp/UFRN

ENSINO DE ARTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: COM-POSIÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino de Arte, propostas curriculares, inclusão, escola em tempo integral.

Essa investigação, fundamentada pelos documentos oficiais, teóricos reconhecidamente da área estudada e trabalhos publicados a partir de investigações e desdobramentos de pesquisas, tem como objetivo geral descrever e analisar os elementos emergentes que propiciam a (re)construção de propostas curriculares para o ensino de Arte em escolas em tempo integral do município de Natal, numa perspectiva inclusiva. A partir da descrição e análise dos dados produzidos, consideramos uma proposta que legitima todos os atores implicados nos processos de ensino e aprendizagem – a comunidade escolar, que também estão em constante transformação. No intuito de alcançar o objetivo geral, elenco os seguintes objetivos específicos: descrever o locus da investigação, com foco nas linguagens artísticas, seus docentes e a articulação do trabalho coletivo; descrever as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; analisar as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; delinear os elementos balizadores para/na (re)construção de propostas curriculares para um ensino de Arte inclusivo nas escolas de tempo integral; evidenciar os elementos identificados em relação aos cotidianos da escola locus de intervenção, visando um produto educacional. Esta proposta investigativa apresenta-se como uma pesquisa-intervenção do tipo cartográfica, tendo em vista a pretensão de construção de conhecimento coletivamente e por buscar sustentar a relação de coprodução, ao invés de manter uma relação de oposição entre quem investiga e quem participa da pesquisa. Foram realizadas rodas de conversas como metodologia de pesquisa com a participação dos(as) professores(as) de Arte da escola locus da investigação, para discutirmos as concepções de ensino de Arte e, a partir destas, construirmos elementos que sinalizem para propostas curriculares numa perspectiva inclusiva. A partir da análise dos dados, tendo as pistas cartográficas como condutores de nossas narrativas, pretendo organizar o produto educacional, pautado na formação docente e seus desdobramentos para/com/na uma escola inclusiva.

Presidente - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Interna - 3903631 - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
Externa ao Programa - 2213854 - CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA - UFRNExterna ao Programa - 1573508 - DENISE BORTOLETTO - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 11:43