Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA

DISCENTE : MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA
DATA : 19/06/2024
LOCAL: Auditório do NEPI (NEI-UFRN)

Trabalho pedagógico inclusivo: concepções e práticas de profissionais da educação infantil

Educação Especial; Trabalho pedagógico; Formação Colaborativa; Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Inclusão Escolar.

Essa pesquisa é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática do trabalho pedagógico inclusivo (TPI) na educação infantil. Teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte) em relação ao trabalho pedagógico inclusivo através de uma formação colaborativa. A investigação adotou abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organizou a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho estabelece diálogos com a Teoria Histórico-Cultural, discussões sobre Trabalho Pedagógico, Inclusão, História e Políticas. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; quatro encontros reflexivos gravados em áudio com os profissionais da instituição e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. As categorias de análise emergiram diretamente do escopo teórico da pesquisa. O trabalho organizou-se em três categorias principais. A primeira, intitulada "Compreendendo o Trabalho Pedagógico Inclusivo: Perspectivas e Práticas em um Centro Municipal de Educação Infantil", explorou as diferentes concepções e práticas do TPI entre os profissionais da educação infantil, destacando a intencionalidade no fazer pedagógico, a importância do olhar atento, a rotina e as condições concretas de trabalho para garantir a inclusão. A segunda categoria, "Diálogos sobre o Trabalho Pedagógico: Percepções dos Profissionais da Educação Infantil no CMEI acerca das Crianças com e sem Deficiência", discutiu compreensões iniciais sobre o TPI, concepções de deficiência e os sentidos e significados atribuídos a ela, além de exemplos de práticas no TPI. A terceira categoria, "Avaliação e Reflexões dos Encontros: pensando a Prática Colaborativa para um Trabalho Pedagógico Inclusivo", discutiu os resultados da formação colaborativa e como esta foi percebida como uma prática importante para pensar, discutir e organizar o trabalho pedagógico. Ao final da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de práticas colaborativas e de espaços para discussão contínua sobre o trabalho pedagógico no CMEI, essenciais para a inclusão, mas também se destacou a carência de recursos, tempos e espaços disponíveis para essas reflexões. Além disso, foi sistematizada uma cartilha para promover a formação colaborativa e a reflexão sobre o trabalho pedagógico inclusivo na Educação Infantil.

Presidente - 3903631 - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Externa ao Programa - 1337862 - JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO - UFRNExterna à Instituição - MARIA DE FÁTIMA CARVALHO - UNIFESP