OS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL E A EFICÁCIA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO FORMAL NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSIÇÃO DE GUIA MULTIFORMATO
acessibilidade comunicacional; disseminação da informação; guia multiformato; design inclusivo; ensino superior
A presente pesquisa tem como objetivo conceber um guia multiformato, especialmente delineado de acordo com técnicas e procedimentos da acessibilidade comunicacional na disseminação de informações sobre programas e projetos de apoio e assistência estudantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa proposição e com o apoio de uma equipe multiprofissional, os esforços convergem para concepção de um guia que reduza e/ou transponha ruídos no processo de comunicação entre a instituição e a comunidade universitária. O problema que deu origem a essa investigação se reporta aos efeitos produzidos por fontes de ruído, empiricamente evidenciadas no processo de comunicação formal entre a UFRN e os seus usuários. Assim, a pergunta norteadora da pesquisa é a seguinte: um guia multiformato, fundado na abordagem do Design Inclusivo, é fator contribuinte na redução dos níveis de ruídos comunicacionais? Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, cuja abordagem contou com a aplicação de multimétodos para triangulação sistemática dos dados, combinando evidências científicas e empíricas. No que se refere à revisão da literatura, tem-se como suporte os procedimentos metodológicos da Pesquisa de Revisão de Escopo (RE), em consonância com a abordagem de pesquisa de natureza operacional para concepção de um guia multiformato. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados grupos focais, dinâmica de cocriação, questionário sociodemográfico/acadêmico/profissional e testes de usabilidade. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da UFRN e os participantes do estudo assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). Para sistematização, análise e descrição dos dados, empregou-se a técnica de análise temática de conteúdo. O guia multiformato foi construído a partir de métodos e ferramentas de design, conforme etapas organizadas em macro e microestruturas. O artefato projetado, com a abordagem do Design Inclusivo, atende aos requisitos identificados nesta pesquisa, considerando-se a diversidade e as necessidades específicas dos usuários. Os dados produzidos a partir desse estudo podem contribuir, eficazmente, na produção do conhecimento, particularmente na área da Educação, com destaque para os tópicos referenciados à acessibilidade comunicacional, incorporando-se assim inovações operacionais e administrativas no campus universitário.