A LINGUAGEM SIMPLES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO FAVORECEDORA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Acessibilidade textual; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Linguagem Simples; Sala de Recursos Multifuncionais
No Brasil, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 7% (12 milhões) da população têm algum tipo de deficiência. A partir dos anos 1990, com o paradigma da inclusão, a escola teve que se reestruturar e mudar sua postura frente a heterogeneidade dos alunos rompendo com paradigmas anteriores. A educação é uma questão de direitos humanos e as pessoas com deficiência devem fazer parte do ensino regular, entendemos o termo deficiência pelo modelo social da deficiência, onde os alunos tem necessidades de comunicação, a comunicação inclusiva vem de um entendimento de que as pessoas se comunicam de forma diferente, e várias técnicas são necessárias para atender a essas diferentes necessidades. Essa constatação suscitou a realização deste trabalho de pesquisa, onde buscamos analisar a relevância da linguagem simples como favorecedora da inclusão escolar na formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado de escolas estaduais do município de São José do Mipibu/RN. Para tanto, participaram da pesquisa duas professoras do AEE atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas da rede estadual de ensino. Dessa forma, a pesquisa possui perfil metodológico qualitativo exploratório descritivo, e utiliza a metodologia de Pesquisa de Campo. Para a construção de dados, aplicamos questionários e realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Após a coleta dos dados, iniciamos a fase de análise e interpretação dos dados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos, através da percepção dos professores, evidenciaram que a Linguagem Simples pode sim contribuir com as práticas pedagógicas dos professores do AEE, quando possibilita a superação de barreiras para a compreensão textual. Foi constatado, também, através de uma validação social, que a proposta de formação, produto desta pesquisa, pode contribuir na formação continuada de professores possibilitando na identificação de padrões de acessibilidade em textos com o uso da Linguagem Simples.