Instrumento de Avaliação Diagnóstica Inclusiva (IADI) para alunos com ausência de oralidade: Uma perspectiva inclusiva no contexto escolar
Avaliação diagnóstica; ausência de oralidade; Inclusão escolar.
A escola tem como desafio identificar e desenvolver as capacidades dos alunos com deficiência. A avaliação é um instrumento importante de diagnóstico e indispensável para uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento da criança. A avaliação diagnóstica permite ao professor conhecer as habilidades e as dificuldades desses alunos em diferentes áreas do saber e fazer, além de nortear a construção do planejamento e estratégias de ensino de acordo com as especificidades desses alunos. Infelizmente, ainda é escassa a literatura, bem como instrumentos, sobre avaliação diagnóstica para alunos com ausência de oralidade. Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa busca propor uma forma de realizar avaliação diagnóstica de alunos com ausência de oralidade no contexto escolar por meio de um Instrumento de Avaliação Diagnóstica Inclusiva (IADI). Sendo assim, será desenvolvido um IADI capaz de contribuir para a prática dos professores a fim de proporcionar a inclusão desses alunos desde o momento da avaliação. O IADI será avaliado por professores do 1º ano do Ensino Fundamental I da sala regular e por professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao final da aplicação do questionário serão coletados os dados do mesmo para a revisão e finalização do IADI para alunos com ausência de oralidade.