Ensino e Aprendizagem de Crianças com Microcefalia na educação infantil na Região Metropolitana de Natal
Microcefalia; Inclusão; Educação Infantil.
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a trajetória educacional e os processos de ensino e aprendizagem das crianças com microcefalia na Educação Infantil em Natal e região metropolitana. A relação com o tema através da atuação profissional na Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN e da atuação como Professora da Educação infantil foram os principais motivadores para o desenvolvimento desse projeto de pesquisa na perspectiva da Educação inclusiva. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa serão a criança, os docentes e a mãe/responsável pela criança. Os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas através de encontros virtuais pelo zoom ou google meet. Os dados serão analisados através da Análise de Conteúdo. Como resultados esperados, almeja-se sistematizar experiências das famílias e profissionais da educação sobre as trajetórias educacionais das crianças com microcefalia na cidade de Natal. Como produto, será produzida uma cartilha com sugestões sobre inclusão e estratégias de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.