GLOSSARIO ACADEMICO COMO FERRAMENTA BILINGUE LIBRAS/PORTUGUES: com foco na disciplina de Fundamentos Socio - Filosoficos da Educacao
Libras. Sinais-Termos. Glossário. Surdos. Letras Libras. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação.
O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo sendo ela qualitativa e quantitativa onde desenvolveu um estudo de caso na UFERSA-Caraúbas no estado do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 29 pessoas, porém, a pesquisa manteve o foco em alguns sujeitos foram eles: coordenadora do curso de Letras Libras (01), professora da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação (01), tradutores - intérprete de Libras (03), e alunas surdas (02), totalizando 07 participantes, que estavam cursando ou cursou o referido componente independente do ano letivo. Os outros 22 sujeitos foram tradutores - intérpretes de diferentes instituições federais que colaboraram respondendo um questionário.Durante a pesquisa foram realizadas, entrevistas via google meet, totalizando 05 encontros, com duração média de 2 horas, aplicação de um questionário com os tradutores-intérpretes de instituições federais e um grupo focal com os tradutores - intérpretes e as alunas surdas participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidiou na tecedura deste trabalho foram ancorados em autores como: Ribeiro (2019), Santos; Batista (2019), Strobel (2008 e 2009), Mazzota (2005), Quadros; Karnopp (2004), Martins (2017), Friedrich (2019) e nas leis que discutem a educação de surdos como: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio legal de expressão e comunicação do surdo, Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei de Libras, Lei 13.146 de 06 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência – LBI, Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que fala sobre a Educação Bilíngue de Surdos, entre outras. Após análise e discussão dos dados da pesquisa foi elaborado como produto final um glossário bilíngue Libras/Língua Portuguesa, com foco na disciplina Fundamentos sócio-filosóficos da educação no qual, foi destacado pela professora participante da pesquisa 24 termos que tem como objetivo possibilitar os alunos a refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas filosóficas e sociais da educação, inclusive a dos surdos. A estrutura do glossário compreende a inclusão dos sinais-termos utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores - intérpretes de Libras participantes dos estudos, organizados em ordem alfabética, com os conceitos das palavras em português, vídeos em Libras e QR Code.