Banca de DEFESA: FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA
DATA : 24/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da SEDIS
TÍTULO:

Estudantes com Deficiência Visual do Ensino Médio do Rio Grande do Norte: trajetória e acesso à Educação Superior


PALAVRAS-CHAVES:

ensino médio; deficiência visual; trajetória escolar acesso à educação superior.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O contexto do Ensino Médio brasileiro tem sido permeado por muitos desafios para pessoas com deficiência, tais como: lacunas na formação docente, barreiras comunicacionais, pedagógicas, arquitetônicas, dentre outras. Neste estudo, buscou-se analisar a trajetória escolar dos estudantes com deficiência visual do Ensino Médio e o acesso à Educação Superior diante desses desafios. Especificamente, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio matriculados na 1ª DIREC na rede de ensino do RN; identificar o processo dos estudantes com deficiência visual durante sua trajetória escolar até a etapa atual; elencar os apoios institucionais e serviços disponíveis aos estudantes com deficiência visual para a permanência e conclusão dos estudos no Ensino Médio; identificar elementos que se configuram desafiadores para os estudantes com Deficiência visual no acesso à Educação Superior; e elaborar um guia de orientação voltado para a comunidade escolar, visando contribuir com os estudantes com deficiência visual no Ensino Médio para seu acesso à Educação Superior, conforme as percepções apontadas pelo campo empírico. Como aspectos teórico-metodológicos, destacam-se os estudos e políticas no campo educacional da área da Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, adotando-se um perfil de pesquisa exploratória. Como procedimentos para coleta de dados, escolheu-se a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico e documental. Na análise, foram utilizados os princípios da Análise Temática de Minayo (2004; 2014) e Braun e Clarke (2006). Os eixos temáticos norteadores da análise e discussão foram: trajetória escolar; serviços institucionais e recursos de acessibilidade; acesso à Educação Superior. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, consideramos que os desafios relatados pelos discentes não se restringem apenas à etapa do Ensino Médio, mas permeiam toda sua trajetória escolar, onde a família desempenha um papel importante na superação das dificuldades. Também observamos que, apesar da maioria almejar o ingresso na Educação Superior, muitos não recebem orientação adequada durante o Ensino Médio sobre a etapa subsequente. Diante disso, esperamos, com esta pesquisa contribuir para estudos dedicados à implementação de práticas eficazes e colaborativas de inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio, assim como para o acesso deste público à Educação Superior, por meio de um guia de orientação elaborado como produto técnico-educacional deste mestrado profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Interna - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Externo ao Programa - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO - UFRNExterna à Instituição - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 12:03
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