A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COLETIVAS
Trabalho pedagógico; Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Educação Infantil; Inclusão.
Essa pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade (PPGEESP) Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática da inclusão de crianças com deficiência e o trabalho pedagógico na educação infantil. Tem como objetivo compreender coletivamente como os profissionais de uma instituição de educação infantil pensam e organizam o trabalho pedagógico para as crianças com deficiência em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte). A investigação adota abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organiza a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. É fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e estabelece diálogos e reflexões sobre a criança com deficiência na história e nas políticas, bem como sobre o trabalho pedagógico e o processo inclusivo na educação infantil. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; gravações em áudio dos quatro encontros reflexivos realizados com os profissionais da instituição; diário de campo e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A construção do trabalho se deu por algumas etapas. A primeira intitulada: “Interações iniciais: contato com a realidade”; a segunda: “Reflexões, planejamentos e ações”; e a terceira: “Mediações e reflexões: encontro com a realidade”. A análise dos dados é fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. Ao final da pesquisa, espera-se compreender como os profissionais da instituição de educação infantil pensam e organizam o trabalho pedagógico para as crianças com deficiência. Ademais, espera-se sistematizar e construir, a partir das discussões do trabalho, um e-book sobre o trabalho pedagógico para as crianças com deficiência na educação infantil.