Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na Educação Infantil na região metropolitana de Natal
Microcefalia; Inclusão; Educação Infantil.
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a trajetória educacional e as concepções de ensino e aprendizagem de docentes das crianças com microcefalia na Educação Infantil em Natal e região metropolitana. A relação com o tema justifica-se através da atuação profissional na Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN e da atuação na Educação infantil. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram docentes e mãe/responsável pela criança. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas através de encontros virtuais pelo Zoom ou Google Meet e presencialmente cumprindo os protocolos de biosegurança. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Como resultados, o estudo sistematizou concepções e experiências das famílias e profissionais da educação sobre as trajetórias educacionais das crianças com microcefalia na cidade de Natal. Por fim, como desdobramento do estudo, o produto educacional no formato de cartilha apresenta estratégias de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil para o debate e socialização de conhecimentos da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.