ACESSIBILIDADE; UFRN; DOCENTE COM DEFICIÊNCIA
A presente pesquisa versa por apresentar discussões a respeito da orientação institucional para recepção das pessoas com deficiência aprovadas em concursos para carreira docente do quadro permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação teve como proposta trazer à discussão dos seguintes pontos: Como os servidores docentes com deficiência têm sido recepcionados no seu ambiente de trabalho na UFRN?; Quais os procedimentos institucionais nesta recepção?; O que se pode fazer para ampliar a inserção efetiva deste servidores na Instituição? Para responder aos questionamentos, temos como objetivo geral analisar o processo de inclusão, especificamente na garantia de acessibilidade, do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho na UFRN; e como objetivos específicos, I- Investigar os procedimentos institucionais de orientação no processo de inclusão e condições de acessibilidade dos docentes com deficiência na UFRN; II - Averiguar a existência de ações que promovam a inclusão e a garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência na UFRN, e por fim III - Elaborar um guia de orientação institucionais para a inclusão e garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho. Para realização do estudo proposto, o percurso metodológico se delineou por meio de uma abordagem qualitativa, através de Estudo de Caso. Para construção dos dados foi utilizada a pesquisa documental e aplicação de google forms direcionado a gestores envolvidos com o processo de entrada e acompanhamento do servidor docente na UFRN. Os resultados ampontaram para uma preocupação institucional na existência de uma política interna de inclusão, bem como de procedimentos quanto a recepção e encaminhamentos do servidor docente na UFRN. Em relação a acessibilidade evidencia-se que se requer maior atenção. O guia elaborado pode contribuir para especificidades do ambiente organizacional da UFRN. Os resultados deste estudo podem contribuir para aperfeiçoar os processos institucionais para inclusão de novos servidores docentes com deficiência.