Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA LIMA GALVÃO GOMES

DISCENTE : PAULA LIMA GALVÃO GOMES
DATA : 05/09/2024
LOCAL: Sala de Reuniões GEP/MEJC

AVALIAÇÃO DO STATUS DE VITAMINA A E VITAMINA E EM PUERPERAS COM SARS-CoV-2 E SEUS NEONATOS

COVID-19, Gestação, Retinol, Alfa-tocoferol, Recém-nascido.

A COVID-19, causada pelo vírus da SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), tem sido associada a desfechos negativos na gravidez, podendo resultar em hospitalizações e mortes. Nessa perspectiva, a nutrição emergiu como um fator potencialmente importante, já que uma alimentação adequada e de qualidade pode auxiliar na manutenção da imunidade. Há evidências que a deficiência de vitamina A e vitamina E podem alterar a reação do sistema imunológico e a patogenicidade dos vírus, mas ainda não se sabe se a infecção por SARS-CoV-2 deprime o status dessa vitamina no binômio mãe-filho. Tendo em vista esse cenário, este estudo teve por objetivo avaliar a influência do SARS-CoV- 2 no status de vitamina A e vitamina E em gestantes e seus neonatos. Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, de amostragem não probabilística, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Foram incluídas gestantes sintomáticas para COVID-19 e os seus neonatos atendidos na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022. Foram obtidas informações socioeconômicas, demográficas, clínicas e coletadas amostras biológicas de soro e leite materno. Agrupou-se os binômios entre as positivadas e negativadas para a doença. O status das vitaminas está em fase de análise e será avaliado segundo níveis de retinol e alfa-tocoferol no soro materno, soro dos recém-nascidos e de leite humano. Após extração, o material é analisado em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) no Instituto de Química da UFRN. A inadequação de vitamina A é confirmada quando observado níveis de retinol abaixo de 20 µg/dL No caso do alfa-tocoferol os valores maternos abaixo de 517 µg/dL são indicativos de deficiência. Para a qualificação apresentou-se a caracterização sociodemográfica e clínica. Para a análise estatística das variáveis quantitativas e frequências utilizou-se o software gratuito JASP. Das 57 gestantes testadas, 27 foram positivadas e 30 negativadas para o vírus, com idade média de 27 anos e ensino médio completo. A média de dias de internação ficou em 7,92 (DP± 6,24) dias e a maioria das positivadas (74,08%) apresentaram a forma moderada da doença. As amostras analisadas até o momento foram de soro de gestantes negativadas, sendo encontrados níveis de retinol adequados (> 20 µg/dL). Espera-se com a conclusão das análises avaliar se o status dos micronutrientes é comprometido pela COVID-19, bem como se há prejuízos na transferência materna-feto-neonato de vitaminas essenciais para o período de intenso e crescimento e desenvolvimento, como o pós-natal imediato.

Interna - 3313589 - JANAINA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS
Presidente - 2578592 - KARLA DANIELLY DA SILVA RIBEIRO RODRIGUES