Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DOLORES MONTE NUNES ARAUJO

DISCENTE : MARIA DOLORES MONTE NUNES ARAUJO
DATA : 16/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/uam-zkjd-taa

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DOS USUÁRIOS APOSENTADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NO USO DO APLICATIVO DO GOVERNO FEDERAL – SOUGOV.

Disseminação da informação. Aplicativo SouGov. Competência informacional. Servidores Aposentados.

A disseminação da informação desempenhou um importante papel nas transformações sociais ao longo das últimas décadas. Essa “explosão informacional” trazida pela era digital e impulsionada pela evolução da internet, trouxe enormes benefícios para diversas áreas de conhecimento, mas também apresentou desafios em lidar com a quantidade massiva de dados de forma ética e responsável. Enquanto os avanços trazem ganhos, o volume excessivo de informações pode dificultar a recuperação de dados relevantes, exigindo habilidades específicas para o uso adequado dos mais variados recursos disponíveis. No entanto, nem todos possuem tais habilidades, o que reflete em desigualdades sociais no sentido de que o comportamento informacional envolve a conexão do indivíduo com fontes de informação, demandando capacidade para identificar, organizar e aplicar informações na prática por meio da tríade informação – acesso – conhecimento. A informação molda crenças e comportamentos, influenciando mudanças culturais e sociais ao longo do tempo; o acesso à informação catalisa a transformação social, permitindo que os indivíduos alcancem seu potencial de aprendizagem e ascendam socialmente e; o conhecimento impulsiona o progresso humano, econômico e social, sendo essencial para a construção do mundo moderno. Portanto, é interessante que sejam desenvolvidas competências por meio da formação e do uso de tecnologias que favoreçam tomadas de decisão mais acertadas, promovendo assim a participação ativa dos sujeitos na sociedade. Com o objetivo de analisar a competência informacional dos servidores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do aplicativo do Governo Federal – SouGov – e sua influência no acesso, busca e uso de informações, foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo, exploratório e de natureza quantiqualitativa, que utiliza um questionário para a geração de seus dados. Por meio desse estudo espera-se compreender a competência informacional dos servidores aposentados da UFRN que fazem uso do aplicativo SouGov, visto que se trata de um sistema por meio do qual se consegue gerenciar tanto as informações pessoais como as de servidor da instituição.

Externa à Instituição - DJULI MACHADO DE LUCCA
Interna - 4894925 - ILAYDIANY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 20:16