PRÁTICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA
Gestão do Conhecimento; Casa Durval Paiva; Conhecimento; OSC; Terceiro Setor.
Por meio da mobilização do conhecimento, as organizações podem aumentar seus rendimentos, compreender problemas sociais para os quais não há solução clara e atender às necessidades dos sujeitos em vulnerabilidade. Mobilização norteada pela Gestão do Conhecimento (GC). Portanto, este estudo objetiva identificar as práticas de GC vivenciadas pelos Gestores e colaboradores da Casa Durval Paiva, visando a proposição de um portfólio com práticas e ferramentas de gestão do conhecimento. Especificamente, propõe analisar a compreensão dos Gestores e colaboradores quanto a GC; descrever as práticas de GC vivenciadas ao longo das suas atividades laborais; e, verificar o grau de formalidade das práticas de GC vivenciadas pelos sujeitos. É uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho social, e se caracteriza como um Estudo de Caso; bem como, o portifólio de práticas e ferramentas será proposto a partir do Método Estruturalista, considerando o estudo de Batista e Quandt (2015) para categorizar os dados segundo suas três tipologias. Os dados serão coletados por meio de questionários, aplicados aos colaborados da instituição, e analisados sob a estatística descritiva; e, por meio de entrevistas, com os gestores da OSC, submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin (2016), com o apoio do software ATLAS.ti para aplicar as categorias de Batista e Quandt (2015). Espera-se, como resultado desse estudo, contribuir com a gestão do conhecimento na Casa Durval Paiva e subsidiar a formalização de práticas e ferramentas que garantam a aquisição, o uso e a disseminação de conhecimento entre todos os atores da instituição.