Proposta de diretrizes para a sistematização de conhecimento em libras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Gestão da Informação e do Conhecimento; Acessibilidade Informacional; Mediação e Apropriação da Informação; Língua Brasileira de Sinais.
Hodiernamente diversos conteúdos informacionais estão sendo criados e disseminados nos mais diversos ambientes informacionais. A maioria desses materiais não é acessível em Libras, fenômeno perceptível também na UFRN. Contudo, com o ingresso de surdos no ensino superior na UFRN, vários documentos foram traduzidos e criados a fim de garantir a acessibilidade à comunidade surda. Com isso produziram-se inúmeros conteúdos acessíveis em Libras, os quais estão disponíveis em diferentes ambientes informacionais. Há ainda uma crescente necessidade na criação de sinais-termos em múltiplas áreas científicas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo propor diretrizes para a sistematização e a preservação do conhecimento em Libras gerado na UFRN. Para a consecução deste objetivo, os seguintes métodos foram utilizados: o método monográfico, o método funcionalista, o método estruturalista e o método histórico. E, ainda, as técnicas de pesquisa documental e de observação. Como resultados: apresentou-se a análise de documentos que regulamentam o serviço de tradução e interpretação; o mapeamento dos diversos ambientes informacionais que contemplam conhecimentos produzidos acerca da Libras na UFRN; e analisou-se os parâmetros do processo de criação de sinais, para validação e registro de sinais-termos. A proposta de diretrizes para a sistematização de conhecimento em Libras na UFRN visa permitir o acesso de maneira facilitada e ampliada a esses conteúdos, com o intuito de garantir a acessibilidade aos usuários surdos.