Gestão da informação para suporte à tomada de decisão em um órgão público com aplicação de uma
ferramenta de business intelligence.
Gestão da Informação. Business Intelligence. Necessidades informacionais. Tomada de decisão.
A gestão da informação mostra-se necessária para o aperfeiçoamento de processos decisórios e para o alcance de objetivos e metas nas organizações. Neste cenário, torna-se imprescindível gerir o excesso de informações produzidas e entregar aquelas que são úteis para os tomadores de decisão. Assim, esta pesquisa busca desenvolver um produto de Business Intelligence, sob a ótica da gestão de informação, para dar suporte à tomada de decisão gerencial no processo de gerenciamento das reformulações de projetos acadêmicos na Diretoria de Projetos Acadêmicos - DPA/UFRN. Para tanto, o estudo atua de forma específica por meio de quatro objetivos: 1. Identificar as necessidades informacionais dos atores da tomada de decisão no processo investigado; 2. Modelar um ambiente de BI para gerenciar as informações produzidas durante o gerenciamento das reformulações em projetos acadêmicos no âmbito da DPA; 3. Elaborar um painel de indicadores de desempenho para suporte à tomada de decisão; 4. Validar a solução desenvolvida frente às necessidades informacionais dos atores envolvidos. Os objetivos foram alcançados por meio de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, adotando-se os procedimentos metodológicos da obra “DRM, A Design Research Methodology”, dos autores Blessing e Chakrabarti (2009). A coleta de dados do estudo foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisas bibliográficas, observações e grupos focais, realizando-se a análise de conteúdo baseado na obra de Bardin (2016). O resultado obtido foi um produto - painel de informações – desenvolvido por meio da ferramenta Microsoft Power BI com base em modelos de GI e metodologia de BI. O produto atendeu as necessidades informacionais dos usuários, que o aplicam tanto no acompanhamento de desempenho do processo estudado quanto nas tomadas de decisões inicialmente voltadas para ações de melhoria contínua.