PESCADORES E AS MEMÓRIAS DO MAR: ENTRE FOTOGRAFIAS, DERIVAS E IMAGINÁRIOS
Fotografia; pesca artesanal; antropologia visual; imaginário; fotolivro.
Esta dissertação explora a complexa teia de relações entre pescadores artesanais e o ambiente marinho, especialmente nas comunidades de Diogo Lopes, Sertãozinho e Barreiras, situadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão. Além de agentes econômicos, esses pescadores desempenham papel vital como guardiões do conhecimento tradicional, moldando paisagens, memórias e imaginários. Nesse sentido, explora-se a relação entre os pescadores, os barcos e os vestígios através de derivas e da fototoetnografia. Assim pesquisa, fundamentada na fotografia, busca salvaguardar a memória da pesca ligação entre natureza e cultura. A fotografia é adotada como instrumento e linguagem central na pesquisa, evidenciando o protagonismo visual e a experimentação na antropologia contemporânea. Para tal, utiliza-se os conceitos de montagem e experimentação na construção de uma etnografia multissensorial que tem o fotolivro como um dos suportes principais.