UNIVERSITÁRIAS E MÃES: CONCILIANDO VIDA ACADÊMICA E MATERNIDADE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Vida acadêmica; Maternidade; Ensino Remoto Emergencial.
Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras, muitas vezes, tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidade. Tendo em vista isso, me ponho a questionar nesta dissertação como foi a adaptação ao Ensino Remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de Ensino Remoto Emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Afinal, como as universitárias que são mães, situadas agora no ambiente doméstico, estão conciliando vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Este é o problema que esta pesquisa etnográfica visa compreender. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo produzir uma etnografia com universitárias que são mães buscando visibilizar os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por essas mulheres especialmente no período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre janeiro e dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa