Olá Quebradeiro(a),
Estamos muito exultantes por convidar todos, todas e todes para o 9º e último encontro síncrono das Cirandas do Conhecimento UQ POTIGUAR 2021.2!
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2010). É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia (DAN) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientando dissertações e teses nas linhas de pesquisa: Política, direitos e etnicidade; Memória, saberes locais, religiosidade, rituais. Atualmente é vice-coordenador do PPGAS/UFRN (2019-2021). Desenvolveu pesquisa junto aos Potiguara da Paraíba e atualmente pesquisa a emergência étnica no Rio Grande do Norte a partir das comunidades indígenas dos Caboclos (Açu/RN) e dos Potiguara do Sagi/Trabanda (Baía Formosa/RN). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em etnologia indígena, antropologia política e antropologia das populações afro-brasileiras, atuando nos seguintes temas: Mobilizações, dinâmicas étnicas e etnogêneses; Xamanismo, corporalidade e noção de pessoa; Mito, história e cosmologia; Chefias e lideranças indígenas; Patrimonialização, memória e oralidade entre grupos indígenas e quilombolas; Educação e diversidade étnico-racial; Educação Escolar Indígena.
Maria Ivoneide:
Pertencente ao povo Mendonça do Amarelão, indígena de etnia potiguara.
Professora aposentada,
Sócia-fundadora da ACA (Associação Comunitária do Amarelão), tendo assumido diversos cargos na mesma, desde coordenadora administrativa do departamento de educação a secretária, função que exerce atualmente.
Membro do Conselho estadual de segurança alimentar e nutricional do COGEC (Comitê Gestor Estadual de Educação do Campo),conselheira no Conselho Municipal de Educação, educadora popular com formação no método freiriano pelo Instituto Paulo Freire, formadora pesquisadora da ação Saberes Indígenas na Escola, pelo IFRN-Canguaretama.
Victor Meirelles:
Carioca da Gema, criado no Complexo de Favelas da Coreia em Senador Camará (Zona Oeste do RJ), é Pós Graduando em Filosofia e Direitos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, estudante de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social na EICOS UFRJ, Mestre Quebradeiro - UQ PACC UFRJ, tem Licenciatura Plena em Letras pela UNESA, cursou Direito na Universidade da Cidade do Rio de Janeiro, é artista, arte educador e ativista cultural.